Trabalho sobre a família
Terça, 22 Novembro 2016 19:48

No âmbito da disciplina de Área de Integração, Módulo nº 5, foi proposto aos alunos a realização de um trabalho de pesquisa sobre a Família. O objetivo era conseguir perceber que diferentes sentidos podemos encontrar ao longo dos tempos para a base social de todas as sociedades humanas, a família. Contextualizando o tempo histórico, foi possível perceber que a família tem, teve e terá diferentes papéis e funções e que esta, além de ser um espelho, um reflexo de todos os fenómenos sociais, é, também, potenciadora de modificações e mudanças. Estas mudanças afetam aqueles que são os processos mentais que determinam e formam o nosso comportamento social e individual.

Esta ideia transformou-se no Mural construído na disciplina de Expressão Plástica, Módulo 9, a partir do estudo da análise do neoexpressionismo, expresso na obra de Jean-Michel Basquiat.  Os alunos imprimiram ao mural o sentido de mudança, imperfeição, construindo a multiplicidade de sentidos e palavras caracterizadoras do conceito de família. Acresce a este trabalho o contributo da análise do poema “O menino de sua mãe” de Fernando Pessoa, analisado no módulo 9 de Português. Através do poema é possível não só reforçar os laços afetivos primordiais mãe/ filho, base fundamental do sentido de família, mas também a própria ligação de Fernando Pessoa com a sua mãe, facto que transparece na sua obra.

O resultado foi este:

fam2